segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

CASEI.....E AGORA???

ESTUDO BÍBLICO : AUTOR: Pb. Adalto Damasceno

Quando tudo começou lá no jardim do edem, Deus fez todos os animais, plantas e tudo mais. Quando fez o homem e deu-lhes tarefas para cumprir no jardim, percebeu que não era bom que ele (homem) estivesse só. Creio que Deus observou que Adão via os animais namorando e cada um com seu par e então ficava se sentido solitário, mas não tinha como resolver. Portanto Deus tomou as dores e ofereceu Adão uma bela mulher, creio que não apenas uma mulher, mas uma super mulher, perfeita, linda e delicada. Deus disse para Adão que ela seria ajudadora e companheira e mãe de seus filhos; aliás muitos filhos: ".. multiplicai e enchei a terra..." (Gen. 1: 28 ).
O tempo passou, veio a desobediência dos dois , e com isso foram espulsos do Jardim, receberam suas maldições, dentre elas, a que Eva (que quer dizer: mãe de todos os homens), sentiria mais dores que antes do pecado ao dar a luz. Que seria seria governado pelo marido. Ao homem, dentre outras maldições, disse que trabalharia e comeria do suor de seu rosto. ( Gen. 3 : 15..) .
Hoje depois de milhares de ano, a relação de homem e mulher houve grandes mudanças. E agora, Casei o que devo fazer para viver com essas mudanças???


Primeiramente, vamos fazer alguns comentários que há na sociedade moderna referente ao casamento: Dizem muito que casamento é utopia, ou seja, é uma ilusão e quem entra nessa se arrepende. Dizem também que muitos casam para se ver livres da família e ter maior liberdade. Alguns comentam que o casamento é uma forma de muitos saírem da pobreza ou de situações delicadas na sua família de origem. Há até quem diz que muitos se casam só pra fazer o outro feliz, sem pensar em si mesmo. Mas há também muitos que se casam por realmente existir amor mutuamente e uma doação muito forte de si para ver e ter uma família feliz, independente dos problemas que vem e que virão.

Não é fácil, em pleno século 21, seguir regras do passado, referente ao casamento. Durante milhares de anos a família era vista e montada da seguinte forma: Pai ; aquele que trabalhava para trazer o sustendo e proteção para dentro de casa. Mãe; aquela que fazia os afazeres domésticos e gerar e cuidar dos filhos e dependente do marido para se manter. Filhos que eram criados de uma forma em que a reverência e respeito aos pais eram exigidos em muitos casos com correção física.

Os tempos mudaram, hoje o conceito de família se desgastou com o tempo da modernidade. As pessoas sempre foram pessoas, os conceitos mudaram. A mentalidade do homem, modesta parte continua a mesma ( não genericamente), ou seja: “ tenho que trabalhar, para manter minha família”. A mentalidade da mulher com certeza mudou muito. As conquistas em todas as áreas formou um marco nos movimentos feministas. “ posso trabalhar, tenho competência pra isso e posso ser auto- suficiente e não dependo de homem para viver e nem cuidar de filhos..” .

Prega-se por ai, a extinção do casamento convencional, ou seja: Um casamento formalizado em cartório e registrados nos moldes da religião. O que se vê mais hoje é o chamado “morar junto”, em que não há compromisso formalizado oficialmente, mas a lei estabelece direitos iguais como se o fosse.

Bom, independente de formalização oficial ou não, casamento, no teor da palavra é o ato de união em que homem e mulher com afinidades pretendem de certa forma buscar a felicidade e a estabilização geral. Deve-se levar em consideração que a oficialização dessa relação é importante para se seguir dogmas e padronizar a relação. Como o cartório apareceu no século XVI e que até então não havia documentos formais dessa união, vamos basear nosso estudo nos dizeres da Bíblia sagrada ; “ ...portanto deixará o homem, seu pai e sua mãe e unir-se-á a uma mulher, tornando numa só carne..” (Gen. 2 : 24).


Esse estudo é voltado para pessoas que de certa forma são compromissadas com outra e que “moram juntas” ou são casadas no civil, enfim formam uma família.

Ninguém se casa para ser infeliz, sofrer e passar privações ou se separar. As pessoas normais se casam pensando em serem felizes, em se realizarem. Mas, durante essa caminhada aparecem os entraves e os problemas que antes parecem que não existiam, e com isso vem a decepção , a tristeza e a separação.

Uma palavra só para os homens: Amigo, acima de qualquer coisa quero me dirigir a você levando em consideração que você quer permanecer casado com sua mulher. As mulheres são completamente diferentes dos homens, isso em todos os sentidos: Aspectos Físicos, emocionais, sentimentais e até financeiro (seja pra mais ou pra menos). Não devemos tratar nossas mulheres como se fossem objetos ou manipuladas, elas não vão aceitar e não é por ai que se vai. Simplesmente são mulheres e só. Devemos tratá-las como tal. Não porque se dizem por ai que são inferiores, mas porque tem suas limitações, físicas, emocionais e só. ( não se fala em financeira, pois há mulheres que mantém a casa e sustenta muitos homens neste mundo). A competência intelectual não se debate também, pois é facultado a cada ser humano a inteligência independente do sexo. Ou seja, há mulheres bem mais capacitadas que homens também e há outras que não são tanto assim. Há um comentário que homem só pensa em sexo e futebol, ou apenas um deles. As mulheres pensam na família, no trabalho, na educação dos filhos, nos atributos do lar, no bem estar de todos. Isso não é a verdade absoluta, mas é verdade. O sexo é a base para o homem se manter num relacionamento, o homem normal não consegue viver naturalmente sem o sexo. Muitas mulheres acham isso ridículo, mas queiram ou não é assim que funciona o mundo masculino. Há casos de mulheres totalmente desligadas das coisas domésticas, não trabalham, etc, mas se tratando de sexo, não deixam a desejar, por isso o casamento em relação ao marido permanece, e muitos de fora, não sabem o segredo.

Por outro lado, há várias mulheres que fazem tudo dentro de casa, trabalham, são bonitas e o casamento se desfaz ou são traídas, e tudo isso porque não há sexo como deveria.
Mas, o casamento não é apenas sexo. Nós , homens, devemos entender que as mulheres não são máquinas de desejo ou bonecas que estão ao nosso dispor, dia, hora e lugar. São pessoas, limitadas, que têm seus problemas físicos, emocionais que a levam, muitas vezes a não querer o sexo em determinado momento. A mulher é um ser muito belo e, independente da raça, crença, aspecto físico e filosófico, são seres maravilhosos que Deus fez para nossa glória (felicidade).(i Cor. 11: 7b). Há momentos na vida da mulher que fica naturalmente vulnerável, emotiva, nervosa e sentimental, isso é normal em todas as mulheres. Elas passam por um período de menstruação, e isso causam mudanças por dentro e por fora das mulheres. Isso não é fácil, pois seus corpos, todos os meses se preparam para serem mães. Não devemos ser ignorantes, ao ponto, de fingir que isso não acontece com elas. Ao se casar, o homem deve saber que isso acontece com todas as mulheres. Querendo ou não, são seres frágeis fisicamente ( I Pedro 3:7)e precisam de um companheiro que possam se sentir seguras nestes momentos mensais.

Outro ponto importantíssimo, refere-se ao tempo exato da relação sexual mutuamente satisfatória, ou seja, onde os dois sentem prazer e vivam um momento de descontração e contentamento, veja ( I cor. 7: 3-4). Saiba que os homens, biologicamente falando, estão prontos naturalmente a qualquer momento, isto é, se suas condições fisiológicas estiverem boas. A mulher é diferente. Ela precisa de uma preparação para que a relação seja satisfatória no mínimo e excelente no máximo. Que preparação será esta? . Vamos ilustrar: A mulher é como um fogão a lenha, e o homem como se fosse um fogão a gás automático. A mulher, necessariamente precisa de um tempo para que esteja pronta para o ato. A mulher naturalmente precisa ouvir e sentir carinhos e carícias e além de tudo ser conquistada com gentileza por parte do pretendente. O homem, só em ver a mulher desejada já sente vontade imediatamente. Isso é automático.
O homem que vive uma relação precisa saber disso. A mulher não é um brinquedo, e sim um ser que precisa se cativada para que a felicidade seja completa para os dois. A relação sexual, deve começar pela manhã e terminar na cama á noite.
São mundos diferente, quando se casa com uma mulher, ela trás consigo um mundo novo. Quando se casa com uma mulher, casa-se com a família dela também. Não existe na realidade de hoje a idéia de que ao casar-se será nova vida a sós e pronto. Na verdade, tudo é novo, inclusive os novos problemas que cada um trarão consigo.
Veja o exemplo: Um casal se une e vai morar bem longe de suas famílias de origem. O primeiro telefonema de seus pais ou parentes com alguma notícia ruim ou boa, infultrará na relação dos dois, querendo ou não. Não se deve negar isso. Nenhum casal é imune aos problemas que os cercam. Da mesma sorte a mulher em relação ao homem que ela escolheu para se casar.

Casei... e agora?. Bom, agora se deve enfrentar a situação e seguir conselhos sábios para serem felizes. Vou tentar ajudar neste próximo ponto. Tudo que será relatado aqui tem como base ensinamentos bíblicos. Após cada comentário, lê-se as referências bíblicas para conferência. Casar é bom, mas a Bíblia alerta que o casamento trás consigo angústias, portanto no casamento seja com quem for, a angustia sempre será presente, cabe a cada um dos cônjuges sabedoria para sair de cada uma delas.(I Cor. 7:28).
Quem ama, tudo suporta, tudo crê e tudo espera com paciência (ICor. 13:4 -7). A Bíblia tem respostas para todas as nossas dúvidas, portanto vamos nos apegar a Ela. Suportar o cônjuge é simplesmente aceitar como o outro é. O jeito se ser, agir e pensar sempre será diferente um do outro, aí que Deus nos orienta a sermos pacientes e vivermos pensando no outro e não em si próprio.
Ao conversar com vários casais, percebi que há inúmeros problemas de relacionamento voltados ao convívio pessoal, ou seja, a maneira de ser e de agir de cada um, totalmente diferente um do outro. Esses problemas, são comuns entre todos, eu disse todos os casais da face da terra, então fique feliz pois você não é o único ou única a passar por isso. O segredo é como vencer essa fase sem se separar ou divorciar.
Viver casados é uma arte. Quem consegue viver casado no mundo moderno de hoje é um verdadeiro herói.
A separação trás feridas profundas. Filhos sofrem a separação, o homem e a mulher passam por constrangimentos, além dos problemas judiciais que deixam qualquer um fora do sério.

Para permanecer casados, o homem tem que amar sua esposa de verdade e sem limites. Ou seja, amar independente das circunstâncias. A Palavra de Deus, só da margem para separação no caso de infidelidade e imoralidade. O homem que ama deve suportar tudo conforme a Palavra de Deus, mas quando sua honra for ferida, ele tem todo o direito de se separar. Quando digo tudo, refiro-me ao jeito de ser de cada mulher, seu físico, seu dotes intelectuais, sua família, em fim , tudo. Veja (Mateus 19:9 : Deut. 24:1). Há um versículo na Bíblia que diz: “ Melhor é morar numa terra deserta, do que com a mulher rixosa e iracunda” (Prov. 21: 19 ). “ O gotejar contínuo em dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes” ( Prov. 27: 15) . Estes textos, na poesia de provérbios, relata a tristeza de um homem ao conviver com uma pessoa que gosta de criar rixas ou problemas e ser mau-humorada. Não se refere e não dá margem para uma separação definitiva como o divórcio. O homem que ama de verdade sua esposa não é infiel.
O homem que ama de verdade sua esposa não é infiel.

As mulheres casadas, acima do homem, tem o poder de manter um casamento em pé. "A mulher sábia edifica sua casa, mas a tola com suas próprias mãos a derruba" (Provérbio 14:01). A Bíblia dá muitos conselhos em Efésios 5:22-33, mas ao ler, pode-se perceber que parece ser castigante biblicamente o papel da mulher dentro do lar, mas veja só: ser obediente, ser sujeito ou sujeitar-se são ações possíveis quando há mutualidade dentro de um casamento. Minha amiga, o papel do homem neste texto bíblico é muito mais complicado, pois reque renúncia de muitas coisas da vida, requer paixão total e fidelidade plena. Ao homem a ordem é amar sua esposa, e isso é uma mandamento que exige total dedicação. O homem que ama, não maltrata, respeita, protege, é paciente, é carinhoso, cuida da mulher como cuida do seu próprio corpo.
Em nenhum lugar da Bíblia manda-se a mulher amar o marido. Sabe por que? a mulher já é o exemplo do próprio amor. Ela é mãe, gera filhos. A Palavra de Deus afirma que o amor de Mãe é igual ao amor de Deus. Amar já é natural da mulher. No caso do homem, é diferente, Deus tem que mandar que o homem ame sua esposa, isso é a realidade.

A mulher, em muitos casos leva desvantagem em se tratando de força bruta. Não adianta medir força com o marido. O homem naturalmente não aceitará que a mulher seja superior a ele dentro de casa. Não se assustem mulheres, vou revelar para vocês: Se você que é casada, querer sempre fazer o que quer com seu marido, seja sábia. Não meça força com ele, vai com jeitinho que só você tem. Não grite, não discuta brutamente, leia Provérbios 15:01 ( "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira"), ganhe seu marido com o silêncio na hora certa. Leia I Timóteo 2:11-12. Com jeitinho feminino, a esposa convence ao marido fazer coisas que jamais ele faria se fosse com gritaria e contendas. Experimente!
A Bíblia nunca falhou nos seus ensinamentos. Acredite!
Faça de cada fracasso um sucesso, ou seja de cada problema enfrentado tire proveito para subir mais um degrau na vida a dois. há um ditado popular que diz: "O casal que não aprende com uma briga, desperdiçou uma briga". Para finalizar, digo que tudo isso só é possível se Deus estiver dentro do relacionamento, pois sem Ele, nada se consegue na vida. Jesus disse: "Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.Sem mim, nada podeis fazer."(João 15 : 5), inclusive permanecer casados.

Casei...e agora? Resposta: convide o Espírito Santo para morar dentro de sua casa.

A sociedade moderna prega o não compromisso no casamento, mas isso é muito perigoso, pois no caso do casal ter filhos, os mesmos ficam sem referencial, e no caso de pais separados, os filhos correm grande risco de serem pessoas também sem compromisso, serem revoltados, delinqüentes e no mínimo com problemas emocionais graves. Portanto, o casamento é uma grande responsabilidade.

Casar é fácil, o difícil e manter-se casado, cada um dos cônjuges tem que ter um “jogo de cintura” para viverem felizes juntos. Já falamos um pouco sobre o papel do homem, agora vamos refletir no papel da mulher dentro do lar. A esposa precisa saber e conhecer seu marido, principalmente o conhecimento no comportamento sexual. Por que conhecê-lo sexualmente? O homem na sua composição fisiológica é diferente da mulher e também no que se refere ao comportamento. A esposa deve saber que o homem ocupa várias horas de sua vida diária pensando no sexo, pois a libido do homem é mais aflorada naturalmente do que a da mulher. Isso é normal no homem, a prova é tanto que o próprio Deus dá uma advertência somente ao homem. Veja: ( Mateus 5 : 28), “ Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.” Os homens são vulneráveis a isso. A mulher é movida pela emoção, carinho, toque e carícias. O homem é pelo olhar principalmente. A Esposa deve saber disso, portanto, cabe a ela “domar” seu marido no que se refere ao sexo. Na prática como isso funciona: vamos ser realista neste ponto, pois é uma realidade natural e além de tudo a própria Bíblia nos ilumina sobre o assunto. Agradar o marido na cama e satisfazer o seu desejo, de forma a agradá-lo sexualmente. Fazendo assim, não dará a ele oportunidade e motivo de se satisfazer com “olhares” fora de casa. Leia ( I Cor. 6: 18) .“ Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.” . ( I Cor. 7:3 ) “ O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também semelhantemente a esposa ao seu marido”, tudo isso se refere ao ato sexual do casal. A Bíblia é completa! Resumindo: quando o marido quer fazer amor, a mulher deve satisfazê-lo, pois no casamento, o corpo da mulher pertence ao marido e o corpo do marido pertence à mulher. Da mesma forma o homem, quando se refere a satisfazer o desejo da esposa. Isso só não acontece, quando há acordo comum de não fazerem naquele momento. Ou melhor, nenhuma das partes deve forçar o ato, pois isso é violência com o outro. Há inúmeras formas de satisfazer seu parceiro, cada um deve ser criativo. A mulher deve ser criativa e conhecer bem o corpo de seu marido. De igual modo o homem. Aliás, não custa nada aprender mais sobre esse assunto. Nesse assunto o que não pode é fugir dos padrões da Bíblia Sagrada. Veja como exemplo a sodomia, que é o sexo anal. Leia ( I Tim. 1 : 10). “Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina, ; ( Deut. 23 : 18) . “Não trarás o salário da prostituta nem preço de um sodomita à casa do SENHOR teu Deus por qualquer voto; porque ambos são igualmente abominação ao SENHOR teu Deus”. e ( I Cor. 6 :10), “Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.” . Isso é pecado, e também outros tipos de pornografias e imoralidade que o mercado do sexo oferece. Fugiu dos padrões da Palavra, devemos fugir também.
O casamento, traz consigo, muito contentamento para o casal que procura seguir os conselhos Bíblicos. Quando Deus é o centro da relação matrimonial, tudo fica mais fácil, os problemas vêm, mas são superados. Sem Deus, vem o desespero, a angústia e a separação.

Casei...e agora!? Busque Deus imediatamente. “ entregue o teu casamento ao Senhor, confia Nele e tudo Ele fará” (adaptado por mim).
Uma palavra aos maridos: Seja fiel à sua esposa, tenha só ela para que suas orações possam ser respondidas por Deus. Veja: ( I Pedro 3: 7). Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações. “ Seja paciente e compreensivo, durante principalmente o período menstrual. Leia (Lev. 18:19): “E não chegarás à mulher durante a separação da sua imundícia, para descobrir a sua nudez” em outras palavras: Não tenha relação sexual com a mulher durante sua menstruação” e veja também ( I Tess. 4 : 1-8).” Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais. Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus. Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição; Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus. Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo.”.
Casei... e agora!? Agora?? Busque a Deus 25 horas por dia para que seu casamento seja feliz e que somente a morte possam os separar.Amém!!

Por. : Pb. Adalto Damasceno. adaltodamasceno@gmail.com


Continua...