quinta-feira, 12 de abril de 2012

O VALOR DO SILÊNCIO NO LAR

O VALOR DO SILÊNCIO

“No mundo animal, o que grita mais alto, demonstra poder, domínio e força. Em se tratando dos seres humanos, este ato demonstra fragilidade e desequilíbrio” (Adalto)
Por ter a voz mais aguda, a mulher leva vantagem na oralidade na maioria das vezes, pois normalmente a voz masculina é grave e portanto, o volume é menor.
Numa relação à dois, quando os ânimos se alteram, a gritaria é ganha pelas mulheres, quase sempre. Quando duas pessoas falam muito alto um com o outro, é porque há uma distância afetiva muito grande entre ambos. Em Provérbios 15:01 diz: “ A palavra branda (mansa), desvia o furor (raiva), mas a palavra dura ( arrogante), suscita a ira ( revolta)”. (grifo meu).
Numa relação, o papel do homem é de extrema importância para manter a harmonia no lar. Por ser mais frágil, a mulher tem que ser compreendida nessas horas de exaltação. ( I Pedro 3:7). A defesa da mulher é a “voz”, é a “língua”. Normalmente o homem fala pouco, mas muitas vezes, sua reação é violenta, causando assim o fim do relacionamento. Veja o que a Bíblia diz a esse respeito: “ Maridos, amais vossas mulheres” ( Efésios 5:25). Quem ama : “tudo suporta, tudo espera e tudo crê” (I Coríntios 13 : 07) .
O ato de amar é muito mais difícil que “guardar o silêncio”, que aliás é uma ordenança bíblica para as esposas, veja: “A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão. Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio.” (I Tim 2 : 11-12).
O silêncio tem um valor incalculável numa relação à dois. Quando um dos dois está exaltado, o outro deve está em silêncio; mesmo estando certo nos argumentos e ações. No meio da exaltação, ninguém terá razão, ou ninguém irá escutar, portanto, um dos dois , deve está em silêncio, só ouvindo, por sabedoria.
Não importa se seja homem ou mulher, quem ama de verdade não pensa nos seus próprios interesses e sim no interesse do outro. Veja (I Cor. 13:5 ) “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal;”. Quem fica em silêncio na hora certa, sempre sai ganhando no final.
O exaltado fala sem pensar, e age sem refletir. A Bíblia nos diz que é pecado ser assim: “ Peca quem age precipitadamente” (Provérbios 19 :02). Deus em sua Palavra, valoriza o sábio no agir e pensar. Por outro lado, a língua quando é mal usada, destrói tudo que está por perto, inclusive uma família, um lar, uma relação. Leia o texto em Tiago 3: 1-12), o texto fala do perigo que é a língua indomável.
Não é a gritaria que vai demonstrar força e autoridade, pelo contrário, quem grita não é forte, e sim um fraco e incompetente, pois procura por no tom da voz o que falta na inteligência. O silêncio demonstra serenidade e poder sobre a situação. O gritador ou gritadora tem uma falsa impressão que venceu o outro, mas, no fim verá que perdeu a razão.
“Morte e vida estão no poder da língua” ( Provérbio 18:21). A Palavra de Deus diz que é melhor viver uma casa pobre e calma, a viver numa casa confortável e com contendas diárias por causa do mau uso da língua. ( Prov. 17:1). “Deus aborrece a soberba, a arrogância e a boca perversa” ( Prov. 8: 13) . Jesus foi levado para morrer como um cordeiro mudo. Veja: “Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: Foi levado como a ovelha ao matadouro, e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim ele não abre a sua boca.” ( Atos 8: 32).
O SILÊNCIO DE JESUS, O FEZ VITORIOSO DIANTE DO MUNDO E DO INFERNO.
Adalto Damasceno

terça-feira, 3 de abril de 2012

DEUS É ADORADO?????

DEUS É ADORADO????!!!!

Há no Brasil inúmeros grupos, cantores de renome que fazem seus “ shows” pelo país afora. Até aí tudo bem, pois o louvor é peculiar à cada um. O reconhecimento de muitos cantores se dá através da mídia e da divulgação. Para se tornar famoso e reconhecido, basta ser apresentado em programas influentes, nas TVs em especial as do Rio de Janeiro e São Paulo, ou ser também “Ex” alguma coisa. Não importa o testemunho e a vida pessoal, o eu interessa é a “fama”.
Recentemente um cantor gospel, cobrou 80 mil reais, para cantar numa noite aqui em Taguatinga- DF, 06 músicas. Ele exigiu camarim no local da apresentação, e não aceitou ninguém tocar ou cantar antes dele, pois alegava que o povo poderia cansar. Ele saiu do hotel onde estava hospedado só depois que alguém no local do show, avisou que já tinha bastante gente em frente ao palco. Isto aconteceu quase 3 horas do horário marcado para iniciar a apresentação. Neste ínterim, os apresentadores tiveram que “dar nó em pingo d’água” para enrolar o povo até o “artista” subir no palco.
Sabemos que músicos tem suas despesas, mas é evidente que os valores dos bens falam mais alto. Na realidade evangélica, deve ser diferente. Não vejo na Bíblia, os grandes heróis, inclusive o próprio Senhor Jesus, cobrar para dar seus “shows” de cura, libertação e pregação do evangelho, pelas cidades, vilas, aldeias e até reinos; pelo contrário, eram perseguidos e muitos foram mortos por darem seus talentos às coisas de Deus. Creio também que os “artistas” evangélicos, não devem ser igual aos do mundo secular, pois devem ser evangelizadores e não empresários da música , para conseguirem riquezas e fama. Lembramos que os “artistas” da Bíblia, viviam de doações e não de cobranças de show. Jesus diz em Lucas 10:3,4 Que Ele envia os seus, para o meio de lobos, e para não levarem bolsas, pois a fé e a obediência seriam o suficiente para o cuidado de Deus ser eficaz. Só lembrando que ser evangelizador não é trabalho, é sim um cumprimento à ordem do Senhor Jesus.
Infelizmente no mundo gospel, se valorizam os “Ex” alguma coisa : cantores que já foram drogados, prostitutos, pertencentes a essa ou aquela banda, dupla; enquanto aqueles que foram criados no berço evangélico e que nunca se envolveu com drogas e coisas do mundo, e cantam , tocam e tem seus talentos, esses não tem valor e não são vistos pela mídia ou pelos “showzeiros”. Agora, basta ir para o mundo, se melar com as podridões da vida ( drogas, álcool, prostituição..)e voltar para a igreja, daí terá um testemunho que causará impacto, depois disso a “ valorização “ vem! Isso é vergonhoso. “Nós” os evangélicos devemos louvar a Deus pelos arrependidos que vieram do mundo e os que se desviaram mas retornaram verdadeiramente ao primeiro amor, mas não esquecer, jamais, dos que sempre foram firmes na fé e não trocam JESUS por nada!!

Presb. Adalto Damasceno
ADALTODAMASCENO@BOL.COM.BR