quarta-feira, 18 de maio de 2011

COMO SER FELIZ EM MEIO AOS PROBLEMAS!!


APRENDA A SER FELIZ EM MEIO AS ADVERSIDADES

Conta-se que vivia nas ruas  em uma cidade americana um mendigo, que há várias décadas perambulava pelas ruas, comendo restos de comidas dos lixos das casas luxuosas do bairro onde passava seus dias. Era uma pessoa já com seus 60 anos e conhecido de todos daquela região,  não fazia mal a ninguém, pelo contrário, ajudava muita gente:  limpando áreas, lavando carros, carregando compras etc.  Esse velho e pobre homem, dormia  debaixo de uma marquise de um prédio abandonado. Seu nome até então era desconhecido.
Em uma manhã ele foi encontrado morto pelo frio passado a noite, a prefeitura do local, resolveu enterrá-lo como indigente, e quando pesquisava sobre a seu respeito,    descobriu que ele usava um cinto com um fivela de ouro puro e com algumas pedras de diamantes valiosíssimos. Ele havia recebido esse cinto de seu pai  antes do mesmo falecer  quando ele ainda tinha 10 anos de idade. O valor do cinto foi estimado pelos avaliadores em 1,2 milhões de dólares. Esse cinto fica exposto numa galeria de artes,  muito famosa em Nova Iorque. (adaptado- talvez  os detalhes foram omitidos, mas o real da história é essa)   

Seja você solteiro, casado, viúvo, não importa suas filosofias, seus credos, sua cor ,sua nacionalidade seus medos suas metas,  se trabalha ou não, enfim, seja você quem for, a felicidade é algo que sempre faz parte de seus planos.

Você tem muito dinheiro no banco e não deve a ninguém,  ou  deve bastante que o salário não dá pra custear suas despesas, talvez esteja gozando de boa saúde  ou quem sabe está doente e com problemas na família.  A pergunta é :  Podemos ser felizes de verdade com tudo que se passa conosco?  Lembre-se : A felicidade é um estado de espírito humano que o deixa feliz independente das situações.   De acordo com o dicionário veja a definição para felicidade:
“A felicidade é uma gama de emoções ou sentimentos que vai desde o contentamento ou satisfação até a alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem ainda o significado de bem-estar ou paz interna. O oposto da felicidade é a tristeza

SE VOCÊ É VERDADEIRAMENTE FELIZ, NÃO PRECISA CONTINUAR  LENDO, CASO CONTRÁRIO, PRESTE ATENÇÃO E LEIA QUANTAS VEZES PRECISAR ATÉ ENTENDER COMO REALMENTE SER FELIZ EM MEIOS AOS PROBLEMAS DA VIDA E DO DIA-A-DIA.

-Primeiramente, aprenda a confiar em Deus. Não de teoria, mas de verdade e prática.  Confiar é deixar de preocupar com algo que você já entregou nas mãos Dele em oração.  Jesus nos manda a não andarmos ansiosos por coisa alguma nesta vida, antes de tudo devemos entregar nossos desejos em suas mãos e confiar e agradecê-lo por tudo. Leia agora : Filipenses 4: 5-6.  

-Chorar, reclamar, ficar chateado  não é  necessariamente ser triste,  e sim são momentos que passamos ou fazes naturais da vida.  A pessoa triste, é uma pessoa  que ainda não descobriu  a confiança em Deus. ( caso creia Nele).

-Veja na prática com isso acontece: Por exemplo: De repente aparece alguma doença na família. Isso é normal e natural, a tristeza aparece naquele momento, mas não está  dentro do coração e sim nas expressões do rosto e atitudes,  mas lá no fundo da alma, há uma confiança no Todo Poderoso, que tudo isso vai passar e por isso a felicidade nunca sai de dentro do coração, e além de tudo creia-se que todas as coisas estão sob o controle de Deus, Ele sabe o que faz e tem o melhor para seus filhos.  Se você crê nessas palavras, tu és feliz.    

-A pessoa feliz não vive murmurando de tudo e de todos,  A Bíblia nos diz que a boca fala o que o coração está cheio. Hà uma diferença muito grande entre reclamação e murmúrio:  A reclamação ou queixa é algo de momento e é como se fosse um protesto sobre algo errado em determinado instante. Ou seja algo quem vem e vai. Exemplo:  “hoje está frio” , “ que bagunça neste quarto!!” “ ai, que dor de dente!!” etc.  São  coisas que não entram no coração e tiram a paz.
O murmúrio é algo mais profundo, primeiramente pela origem da palavra, “murmur” é uma denominação demoníaca (dicionário), são palavras soltadas que estão dentro do coração constantemente e que estão presas dentro do caráter da pessoa.  Veja esse versículo bíblico sobre esse assunto:      1Pe 3:10 - Porque quem quer amar a vida,e ver os dias felizes,refreie a sua língua do mal,e os seus lábios não falem dolosamente.
- Deus dá uma dica para  ser feliz dia-a-dia:  Cuidado com o que fala.  Murmúrios, reclamações exageradas, tudo isso é doloso, é mal,  e quem tem tal prática  precisa rever seus conceitos, pois tal prática prejudica quem a pratica e perturba a paz onde vive.
A boca fala o que o coração está  cheio.
Veja o que diz a Bíblia:  
Mat 12:34 - Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.
Luc 6:45 - O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.”

-Não se ensina a ser feliz. A felicidade é algo conquistado, a felicidade  é uma busca pessoal. Para ser feliz a pessoa tem que travar uma luta pessoal muito grande. Guerrear com si próprio, não é fácil, vencer suas emoções é algo que requer muito esforço e dedicação.

-Ser feliz é algo espiritual, pois é um estado de espírito. Muita gente confunde com momento de alegria, ser feliz é estar 24 horas contente, independente das situações.  Não necessariamente ficar sorrindo pra tudo e pra todos todo o momento, mas com certeza, uma paz interior que ninguém e nada pode tirar.

-Leia todos esses versículos, e entenda o que fazer para ser realmente ser feliz durante toda a sua vida: Bem-aventurado é sinônimo de Feliz.
     Sal 1:1 - BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Sal 32:1 - BEM-AVENTURADO aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto.

Sal 32:2 - Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano.

Sal 34:8 - Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.

Sal 40:4 - Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira.

Sal 41:1 - BEM-AVENTURADO é aquele que atende ao pobre; o Senhor o livrará no dia do mal.

Sal 65:4 - Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para que habite em teus átrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo.

Sal 72:17 - O seu nome permanecerá eternamente; o seu nome se irá propagando de pais a filhos enquanto o sol durar, e os homens serão abençoados nele; todas as nações lhe chamarão bem-aventurado.

Sal 84:5 - Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados.

Sal 84:12 - Senhor dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança.

Sal 89:15 - Bem-aventurado o povo que conhece o som alegre; andará, ó Senhor, na luz da tua face.

Sal 94:12 - Bem-aventurado é o homem a quem tu castigas, ó Senhor, e a quem ensinas a tua lei;

Sal 112:1 - LOUVAI ao Senhor. Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer.

Sal 127:5 - Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta.

Sal 128:1 - BEM-AVENTURADO aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos.

Sal 144:15 - Bem-aventurado o povo ao qual assim acontece; bem-aventurado é o povo cujo Deus é o Senhor.

Sal 146:5 - Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no Senhor seu Deus.

Pro 3:13 - Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;

Pro 8:34 - Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada.

Pro 14:21 - O que despreza ao seu próximo peca, mas o que se compadece dos humildes é bem-aventurado.

Pro 28:14 - Bem-aventurado o homem que continuamente teme; mas o que endurece o seu coração cairá no mal.

Pro 29:18 - Não havendo profecia, o povo perece; porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado.

Isa 56:2 - Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de fazer algum mal.

Pb. Adalto Damasceno

Nenhum comentário:

Postar um comentário