quinta-feira, 12 de abril de 2012

O VALOR DO SILÊNCIO NO LAR

O VALOR DO SILÊNCIO

“No mundo animal, o que grita mais alto, demonstra poder, domínio e força. Em se tratando dos seres humanos, este ato demonstra fragilidade e desequilíbrio” (Adalto)
Por ter a voz mais aguda, a mulher leva vantagem na oralidade na maioria das vezes, pois normalmente a voz masculina é grave e portanto, o volume é menor.
Numa relação à dois, quando os ânimos se alteram, a gritaria é ganha pelas mulheres, quase sempre. Quando duas pessoas falam muito alto um com o outro, é porque há uma distância afetiva muito grande entre ambos. Em Provérbios 15:01 diz: “ A palavra branda (mansa), desvia o furor (raiva), mas a palavra dura ( arrogante), suscita a ira ( revolta)”. (grifo meu).
Numa relação, o papel do homem é de extrema importância para manter a harmonia no lar. Por ser mais frágil, a mulher tem que ser compreendida nessas horas de exaltação. ( I Pedro 3:7). A defesa da mulher é a “voz”, é a “língua”. Normalmente o homem fala pouco, mas muitas vezes, sua reação é violenta, causando assim o fim do relacionamento. Veja o que a Bíblia diz a esse respeito: “ Maridos, amais vossas mulheres” ( Efésios 5:25). Quem ama : “tudo suporta, tudo espera e tudo crê” (I Coríntios 13 : 07) .
O ato de amar é muito mais difícil que “guardar o silêncio”, que aliás é uma ordenança bíblica para as esposas, veja: “A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão. Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio.” (I Tim 2 : 11-12).
O silêncio tem um valor incalculável numa relação à dois. Quando um dos dois está exaltado, o outro deve está em silêncio; mesmo estando certo nos argumentos e ações. No meio da exaltação, ninguém terá razão, ou ninguém irá escutar, portanto, um dos dois , deve está em silêncio, só ouvindo, por sabedoria.
Não importa se seja homem ou mulher, quem ama de verdade não pensa nos seus próprios interesses e sim no interesse do outro. Veja (I Cor. 13:5 ) “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal;”. Quem fica em silêncio na hora certa, sempre sai ganhando no final.
O exaltado fala sem pensar, e age sem refletir. A Bíblia nos diz que é pecado ser assim: “ Peca quem age precipitadamente” (Provérbios 19 :02). Deus em sua Palavra, valoriza o sábio no agir e pensar. Por outro lado, a língua quando é mal usada, destrói tudo que está por perto, inclusive uma família, um lar, uma relação. Leia o texto em Tiago 3: 1-12), o texto fala do perigo que é a língua indomável.
Não é a gritaria que vai demonstrar força e autoridade, pelo contrário, quem grita não é forte, e sim um fraco e incompetente, pois procura por no tom da voz o que falta na inteligência. O silêncio demonstra serenidade e poder sobre a situação. O gritador ou gritadora tem uma falsa impressão que venceu o outro, mas, no fim verá que perdeu a razão.
“Morte e vida estão no poder da língua” ( Provérbio 18:21). A Palavra de Deus diz que é melhor viver uma casa pobre e calma, a viver numa casa confortável e com contendas diárias por causa do mau uso da língua. ( Prov. 17:1). “Deus aborrece a soberba, a arrogância e a boca perversa” ( Prov. 8: 13) . Jesus foi levado para morrer como um cordeiro mudo. Veja: “Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: Foi levado como a ovelha ao matadouro, e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim ele não abre a sua boca.” ( Atos 8: 32).
O SILÊNCIO DE JESUS, O FEZ VITORIOSO DIANTE DO MUNDO E DO INFERNO.
Adalto Damasceno

4 comentários:

  1. E estou procurando comentarios sobre esta passagem, o que vi aqui e que um em silencio se evita uma briga maior, mas a passagem nao esta falando so no momento de brigas, mas sim sua enfasi e pra o dia a dia todo momento e uma regra pra a conducao do lar em geral.O que tenho visto e uma igreja contaminado com mundanismo onde homem nao tem mais a direcao de pensar como pensou o apostolo Paulo, essa descriacao aqui e bom exemplo interpretacao distorcida do texto biblico.O comentario do homem goiaba, ou banana, produzido por uma sociedade pra ser assim:O homem deve procurar sua busula na vida ou a figura de como deve ser na pessoa do apostolo paulo que era assim no seu lar,onde ele era o progenitor da filosofia da vida do seu lar quando se diz aos ensinos bilbicos, e tambem no Igreja de Cristo que foi invadida por mulheres ensinando tanto em casa como na Igreja aos olhos de homens que pouco tomam sobre a responsabilidade que Deus lhe deu no seu lar como tambem na Igreja,Assim perdendo uma bencao que Deus deixou ao homem.jose Bonifacio c de lima

    ResponderExcluir
  2. E estou procurando comentarios sobre esta passagem, o que vi aqui e que um em silencio se evita uma briga maior, mas a passagem nao esta falando so no momento de brigas, mas sim sua enfasi e pra o dia a dia todo momento e uma regra pra a conducao do lar em geral.O que tenho visto e uma igreja contaminado com mundanismo onde homem nao tem mais a direcao de pensar como pensou o apostolo Paulo, essa descriacao aqui e bom exemplo interpretacao distorcida do texto biblico.O comentario do homem goiaba, ou banana, produzido por uma sociedade pra ser assim:O homem deve procurar sua busula na vida ou a figura de como deve ser na pessoa do apostolo paulo que era assim no seu lar,onde ele era o progenitor da filosofia da vida do seu lar quando se diz aos ensinos bilbicos, e tambem no Igreja de Cristo que foi invadida por mulheres ensinando tanto em casa como na Igreja aos olhos de homens que pouco tomam sobre a responsabilidade que Deus lhe deu no seu lar como tambem na Igreja,Assim perdendo uma bencao que Deus deixou ao homem.jose Bonifacio c de lima

    ResponderExcluir
  3. Desculpe Sandrinha! Novo blog: adaulouvor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Desculpe Sandrinha! Novo blog: adaulouvor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir